Translate

domingo, 11 de agosto de 2013

DYNAMITONS - RAVACHOL & EMILE HENRY

RAVACHOL

  Por que me fiz anarquista?
Porque vi de perto o frio, a fome e a fadiga de companheiros reduzidos a objetos e
obrigados a mendigar trabalho com a cara umedecida pelas lagrimas, enquanto um
patrão os rechaçava murmurando em voz baixa: "Não tenho meu dinheiro pra saciar a fome".
Foi um tremor em minha alma, compreendi a necessidade de solidariedade e me tornei anarquista.
  Se eu faço uso da palavra não é para desculpar-me dos feitos dos quais me acusam,
porque só a sociedade, que por sua descabelada organização acende continuamente a
luta entre uns e outros, é a responsável: O que se vê hoje em toda
classe de pessoas, senão que desejam, não digo a morte, porque esta palavra faz dano ao ouvido,
porém sim a desgraça de seus semelhantes quando está desgraça pode reporta-lhes alguma
vantagem? Não faz votos o industrial para que um competidor seu se arruíne? Que querem
todos os comerciantes em geral senão serem os únicos a negociarem o seu ramo de comercio?
E um operário que se encontra sem trabalho que faz senão desejar que por qualquer motivo
demitam aquele que ocupa o posto que deseja?
Pois bem, em uma sociedade em que se dão semelhantes feitos, em nada deve surpreender-se
de atos como esse que me recriminam, consequência lógica da luta pela existência latente
entre todos os homens, constrangidos para poder viver e empregar quantos meios tenham
a seu alcance quando se encontra diminuído pela miséria, quando a fome persegue e o frio
gela. Não pode deixar, como eu não deixei, de utilizar quantos meios se tenha para conservar
a vida, ainda que com o risco de fazer algumas vitimas.
Se inquieta o patrão que demite seus operários porque estes vão a morrer de fome?
Se acordam aqueles que gozam de supérfluo daqueles a quem falta o necessário?
Certo é que alguns socorrem os necessitados, porém são impotentes e pouquíssimos os que o fazem
para remediar a todos que gemem oprimidos pela miséria e morrem aniquilados por toda a classe
de privações....

*...16 paginas meio-oficio...

download:
http://www.4shared.com/rar/WpRw7pIZba/dynamitons.html?


Nenhum comentário:

Postar um comentário