Translate

sábado, 31 de agosto de 2013

O idiotismo como ato de heroismo

ANTI-FASCISTA

Na jamaica até o fim dos anos 50, quase toda musica popular era uma cópia do som norte americano. Nessa época o ska apareceu e foi uma revolução musical para o país.
o estilo agitado e o fato de ser novidade fez o ska garantia de publico. 
as festas da periferia de lá eram na maioria das vezes, do tipo sound system,
um esquema onde o aparelho de som comum era ligado a potentes caixas de som (por causa dos altos custos de aparelhos especificos e porque permitia que elas não dependessem de clubes especificos ou lugares fixos) a jamaica, assim como em varios lugares do mundo, também teve seus machões desordeiros, que frequentavam as tais festas suburbanas de kingston. O reconhecimento desses badboys só serviu para eles se tornarem obsessivos em sustentar uma imagem de elite-da-periferia malvada, afinal a maioria era até pouco tempo atras desempregado, pobre e frustrado.
entrar com a gangue nas festas para causar confusão, se envolver com o trafico de drogas para ganhar respeito, agredir pessoas nas ruas e outros foram se tronando os principais passatempos dessa gente. A fama de arrumarem confusão nas festas aumenta quando muitos organizadores contratam as gangues param arrumarem tumultos nas festas concorrentes.
e logo não só os organizadores de festa com "espirito de porco", as os politicos tambem.
havia muita agitação politica na jamaica nessa epoca, ela se tornou independente da inglaterra bem nesse momento, em 1962. Geralmente pagos com armas muitos desses garotos se tornavam gangsters no sentido literal, ameaçavam rivais, em geral politicos, dos seus contratantes. Mas como sempre, muitas pessoas se encantam com essa "marginalidade" e criam a imagem de cowboy, os herois fora da lei, porque ess geração de badboys tinha um jeito disntinto de se vestir, de dançar e era temida por todos.
muita gente começou a imita-los,e o que era antes chamado de roughneck, gare trasher, rude boy como sinônimo de baderneiro, se tornou em pouco tempo o movimento rude boy com seu proprio jeito de dançar ska (imitando os "malandros" norte americanos da decada de 40 e 50), o proprio jeito de vestir calças curtas com a meia a vista e camiseta polo, numa "elegancia marginal", no meio dos anos 60 a maioria das músicas skaa eram cheias de referencias aos rudies. quando realmente se tornou um fenomeno "subcultural" alguns artistas jamaicanos viajaram para a inglaterra e por lá difundiram o ska. As letras sobre o heroismo dos rudies, fez com que alguns ingleses negros da classe baixa se encantassem e criassem sua "própria versão", influenciando e sendo influenciado pelo estilo de seu "irmão branco", que também adorava ska e soul, o mod. E é no meio dessses dois grupos que surgem os primeiros skinheads, brancos e negros.
os herois rudies e os skinheads espancavam hippies nos ans 60, enquanto eles fodiam com toda a pespectiva do povo jamaicano se livrar da exploração branca colonialista, aumentando o mercado de armas, espancando imigrantes, causando insegurança na população e trabalhando para politicos canalhas, os primeiros hippies enfrentavam coqueteis molotov da Ku Klux Klan ao lado de afro-americanos para que ambos tivessem ao menos o direito de usar mesmos bebedouros, banheiros, escolas e assentos de onibus. "Hoje" os skinheads querem se transformar em martires e principais lutadores pela igualdade racial. No minimo patetico.