Translate

domingo, 11 de maio de 2014

Se Me Deixam Falar

O livro "Se Me Deixam Falar" faz juz ao nome ao retratar a vida de Domitila, mulher, pobre, descendente de indígenas e esposa de um minerador, durante a ditadura militar no interior da Bolívia.

Os mineradores dessa época recebiam uma casa de dois cômo
dos para morar com a família, independente de quantas pessoas fossem, eram também obrigados a comprar os alimentos e utensílios da própria empresa em que trabalhavam, uma completa injustiça com aqueles que movimentavam a economia do país. Com o regime militar a situação piora, já que qualquer demonstração de indignação é duramente reprimida. As doenças entre os trabalhadores eram comuns, sendo a principal o "mal da mina", doença respiratória causada pela falta de equipamento de proteção e pelo excesso de poeira.
Domitila tem uma infância difícil, mostra uma força sobrenatural ao resistir à violência física e à pressão psicológica sem abandonar seus ideais e qualidades. Como os maridos trabalhavam o dia todo e as mulheres ficavam responsáveis pelas "casinhas" e os filhos, foi organizado um sindicato das donas-de-casa, que permitiu a elas discutirem e repensar a situação de exploração em que viviam, tirando ali, movimentos contra a empresa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário